Oracle Cloud Infrastructure vs. AWS – Uma análise comparativa

É bem provável que você já tenha ouvido falar tanto da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), quanto da Amazon Web Services (AWS) quando o assunto é computação em nuvem. Por isso, hoje trouxemos uma comparação desses serviços. Confira a seguir!

 

Oracle Cloud Infrastructure

A OCI foi desenvolvida para empresas que buscam maior desempenho, custos consistentemente mais baixos e migração mais fácil para os aplicativos locais existentes. A Oracle Cloud Infrastructure tem um valor consistentemente mais baixo que a AWS para uma ampla variedade de cargas de trabalho em nuvem populares por vários motivos: Primeiro, na área de rede, as cobranças pela largura de banda de saída são 74% mais baratas que a AWS. Segundo, em termos de computação, a Oracle oferece preço / desempenho duas vezes melhor que a AWS para propósitos gerais e instâncias otimizadas para memória. Terceiro, para cargas de trabalho HPC, a AWS oferece desempenho semelhante ao Oracle, mas é 44% mais caro e não fornece SSDs locais, metade da RAM, nenhuma rede RDMA e nenhum SLA de desempenho. Por fim, para armazenamento em bloco, a Oracle oferece até 20x o desempenho IOPS da AWS por menos da metade do custo.

 

Eficiência de rede que não mantém seus dados como reféns

Como um dos principais componentes da Oracle Cloud Infrastructure, a infraestrutura de rede é rápida, previsível e barata. A rede se beneficia da virtualização pronta para uso, oferecendo conectividade de rede sem bloqueio em todos os hosts com qualidade de serviço líder do setor. Já a AWS bloqueia seus dados com preços altos para a saída da rede. A abordagem da OCI é oferecer aos clientes preços baixos todos os dias para a saída da rede, facilitando economicamente o fornecimento de dados para usuários finais ou sistemas integrados, mesmo para cargas de trabalho com enormes requisitos de transferência de dados.

 

Conectividade privada: preço fixo mensal simples inclui transferência ilimitada de dados

A conexão dos datacenters locais à nuvem é importante para o desempenho moderno dos aplicativos, especialmente em cenários de aplicativo para aplicativo ou em grandes quantidades de acesso simultâneo à nuvem de usuários locais. O Oracle Cloud Infrastructure FastConnect e o AWS DirectConnect são serviços semelhantes que conectam os data centers de clientes à nuvem por meio de conexões privadas dedicadas de 1 Gb ou 10 Gb. O OCI oferece uma taxa fixa por porta, sem taxas de largura de banda de entrada ou saída. Isso significa que os clientes da Oracle Cloud Infrastructure recebem uma fatura mensal baixa e previsível que é pelo menos 74% mais barata que a AWS a baixas taxas de uso, com economias que aumentam à medida que o uso aumenta.

 

Imagem: Oracle

 

Melhores preços de rede em todas as regiões

Oracle Cloud Infrastructure oferece preços baixos de rede que permitem aos clientes mover volumes significativos de dados a baixo custo. Independentemente de onde você decida implantar, o compromisso é tornar os preços da rede atraentes em todo o mundo. A tabela abaixo mostra as taxas de transferência de dados de saída para várias zonas geográficas, muito menos que a AWS em todo o mundo.

 

Imagem: Oracle

Computação: Melhor preço / desempenho e dimensionamento preciso

A plataforma de computação da Oracle Cloud Infrastructure é otimizada para desempenho, flexibilidade e custo. Isso é possível fornecendo opções que variam de instâncias bare-metal, máquinas virtuais a instâncias completamente flexíveis, tudo por uma fração do preço de opções semelhantes na AWS. Com instâncias flexíveis, você pode criar sua solução exatamente como precisa, sem desperdício – escolha a quantidade específica de núcleos e memória de que precisa, sem precisar se ajustar a formas predefinidas.

 

Computação de alto desempenho: supercomputação na ponta dos dedos

As instâncias de HPC da OCI são projetadas para as cargas de trabalho mais intensivas em termos de computação, que exigem o desempenho único de thread mais rápido e a rede de menor latência. Todas as instâncias do HPC têm uma rede exclusiva de interconexão de memória direta, alimentada por uma rede RDMA não virtualizada e bare-metal. É fornecido processadores de alta frequência, armazenamento local rápido e denso e uma rede de clusters RDMA com latência <2 microssegundos em clusters de dezenas de milhares de núcleos. A AWS não oferece essa arquitetura e sua solução mais próxima, a C5n, é significativamente mais cara.

 

Imagem: Oracle

 

Armazenamento em bloco de alto desempenho que simplifica a economia de dinheiro

A plataforma de armazenamento da OCI foi projetada como um complemento ideal para os serviços de computação e rede a um preço atraente. A Oracle Cloud Infrastructure oferece um tipo de volume de armazenamento em bloco único por simplicidade, com a capacidade de ajustar primeiro o desempenho transacional (E / S por segundo) e da taxa de transferência em segundos, sem tempo de inatividade. Os clientes podem simplesmente selecionar a capacidade de que precisam, com apenas US $ 0,0255 por GB por mês, e pagar um baixo custo por um desempenho aprimorado, somente quando precisam e como precisam.

Os volumes de bloqueio do Oracle Cloud Infrastructure usam os mais recentes SSDs NVMe e fornecem conectividade de rede sem bloqueio a todos os hosts. O Oracle oferece desempenho consistente e de baixa latência de até 75 IOPS / GB até um máximo de 35.000 IOPS e 480 MB / s de taxa de transferência por volume. Todo aplicativo corporativo exige armazenamento em bloco, e os aplicativos corporativos tradicionais e os aplicativos de expansão mais recentes exigem IOPS consistentemente altos. A Oracle fornece isso com o único SLA de desempenho de armazenamento entre os grandes provedores de nuvem. Além disso, a Oracle pode fornecer até 700K IOPS e 9.600 MB / s de taxa de transferência por host, satisfazendo até os aplicativos com maior desempenho.

 

Imagem: Oracle

 

Estes foram apenas os pontos principais. Se você ainda tem dúvidas e quer saber qual a alternativa mais indicada para o seu caso, fale com um dos nossos consultores. Juntos vamos buscar a melhor solução!

 

Fonte: Oracle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *